Go to English

Publicações

Em detalhes para você.

Troca de plano de saúde empresarial não terá mais carência

Usuários de plano de saúde coletivos empresarias poderão mudar de plano ou operadora sem carência. A nova norma foi publicada neste mês pela Agência Nacional de Saúde (ANS) e passa a valer a partir de junho de 2019. Pela regra antiga, apenas beneficiários de planos individuais ou coletivo por adesão conseguem fazer a troca sem precisar cumprir nova carência.

Segundo a advogada Suhéllyn Hoogevonink de Azevedo, que atua na área de Saúde Suplementar da Sociedade de Advogados Alceu Machado, Sperb & Bonat Cordeiro, a regulamentação traz ainda outras mudanças como o período de troca do plano que poderá ser feito em qualquer momento. “Antes da vigência dessa atualização, só é permitida a mudança nos quatros meses seguintes ao aniversário do contrato do plano”, explica.

Outra mudança importante é que não será mais preciso a compatibilidade entre os planos para fazer a portabilidade. “Significa que o beneficiário poderá mudar para um plano de cobertura maior, sem precisar esperar o cumprimento de outra carência”, esclarece a advogada.