O papel do CADE e as ações indenizatórias no combate aos cartéis
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), que tem como papel zelar pela livre concorrência no mercado, é o órgão máximo de decisão administrativa para apuração de infrações à ordem econômica, cuja importância e exposição vêm crescendo nas últimas décadas.
O número de condenações por práticas anticoncorrenciais pelo CADE tem aumentado, resultado das mudanças legislativas que corroboraram com a melhoria da qualidade das investigações e de obtenção de provas mais contundentes.
A Sociedade passou a conviver com as interferências geradas no seu dia a dia pelas decisões proferidas pelo CADE, como por exemplo, dos principais cartéis condenados nos últimos anos: das vitaminas, das britas, dos vigilantes, do sal, do cimento etc.
Por mais que o combate administrativo aos cartéis pelo CADE impõe severas repressões aos envolvidos, as multas administrativas aplicadas não têm o condão de ressarcir os danos efetivamente causados pelos cartéis.
As condenações administrativas podem dar ensejo a diversas ações de reparação civil a serem propostas por pessoas físicas e jurídicas que tiveram prejuízos pela formação e atuação dos cartéis, tanto materiais quanto morais.
O aumento desses processos certamente colaboraria para dissuadir esta prática, mas, na realidade, estas ações judiciais têm sido escassas, especialmente por desconhecimento das pessoas em geral, físicas e jurídicas. As conclusões das investigações dos cartéis e danos delas decorrentes são pouco divulgados e quem pode ser judicialmente reparado dificilmente obtém informação para tal.
O CADE vem sinalizando em suas decisões a importância dos prejudicados pelos cartéis buscarem o ressarcimento dos prejuízos que sofreram. A própria autoridade antitruste brasileira vem sistematicamente buscando incentivar a promoção de reparação civil daqueles que sofreram perdas e danos decorrentes da formação de cartel. Apesar de nova, a discussão sobre danos gerados por cartéis no judiciário brasileiro está em expansão e tende a ser uma das grandes tendências judiciais dos próximos anos.
- Link para Notícia Fonte: https://www.bemparana.com.br/noticia/o-papel-do-cade-e-as-acoes-indenizatorias-no-combate-aos-carteis
- Link para Artigo: sem conteudo
- Link para Video: sem conteudo
- Link para Audio: sem conteudo